terça-feira, 10 de abril de 2018

Compilação de dicas para escrita de um email eficaz

Quem nunca sofreu ao ler um email e ter feito um esforço além do normal para compreender do que se tratava o assunto e o que o remetente queria realmente dizer?

Isso ocorre com muita frequência em diversas situações da vida, seja tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Tais como emails para parentes, amigos ou desconhecidos.

Ler um email mal redigido acarreta em desperdício de tempo. E no âmbito profissional, isso representa custo. No âmbito pessoal, pode gerar estresse pela falha de comunicação ou pela falta de retorno.




Sempre que possível eu tento preparar meus emails com as seguintes características:

-Objetividade e clareza
    -Um título coerente
    -Um assunto por email
    -Quando for o caso:
        -Deixe claro que você espera uma resposta.
        -Deixe claro que você entendeu o que foi escrito em um email anterior.
-Cordialidade e simpatia
    -Saudação
    -Tratamento
    -Encerramento
-Ortografia
    -Este caso é mais importante para emails formais/corporativos. No entanto, escrever de forma correta é sempre bom, independente dos destinatários.




Procurei na internet alguns exemplo de como redigir um bom email para que nem você e nem seu destinatário sofram mais com emails mal redigidos e aproveitem melhor o tão valioso e limitado tempo que todos temos:



Segue alguns links para complementar a leitura:

https://www.lendo.org/como-escrever-um-e-mail/

https://www.epdonline.com.br/noticias/a-melhor-forma-de-escrever-um-e-mail-corporativo/1470

https://curseduca.com/blog/dicas-de-como-escrever-um-e-mail-formal/

http://www.nvalores.pt/exemplos-de-email-formal/

https://manualdasecretaria.com.br/como-escrever-email/

https://catracalivre.com.br/geral/nutrindo-sonhos/indicacao/8-dicas-para-escrever-bem-seus-e-mails-corporativos/


Se tiverem mais dicas, gostaria de "ouvir" nos comentários.

Abração e até já.





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